Você faz a mistura correta da ração em sua fazenda? Veja algumas dicas do professor Guilherme Vieira, Autor do Manual Semiconfinamento.

A ração de boa qualidade é um dos principais ítens para o sucesso da produção do semiconfinamento e confinamento. Para isso é necessário uma boa formulação de rações e melhor ainda preparar e distribuir a ração de maneira adequada.

O preparo das rações consiste em misturar os ingredientes seja no misturador, seja no vagão misturador ou na enxada.

O objetivo de misturar os ingredientes é um conseguir um produto final (mistura – ração) completamente homogêneo e com as características nutricionais planejadas (fórmulas das rações).

A mistura com a enxada não oferece uma boa homogeneização e consequentemente não produz uma ração de qualidade.

O ideal é possuir um vagão forrageiro ou se pretende aumentar sua produção ter uma boa fábrica de rações, com um bom triturador e misturador.

Seguem algumas orientações para fazer uma boa mistura de rações em sua fazenda:

  • Primeiramente fazer as manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos (Você já pensou os equipamentos quebrarem e sua fazenda ter mais de duzentos animais em produção?)
  • Limpar os equipamentos após a realização das operações;
  • Usar cada fórmula específica para cada fase da produção ( inicial , intermediária e terminação);
  • Ler com atenção as indicações, quantidades dos ingredientes, produtos (premix e núcleos) e seguir rigorosamente suas recomendações;
  • Antes de iniciar a mistura , primeiramente faz a moagem do milho ou sorgo, obedecendo a granulometria recomendada.
  • Após o milho moído, coloca o misturador para funcionar, colocando primeiramente o ingrediente de maior quantidade na formulação, no caso o milho ou sorgo, depois o ingrediente em quantidade e assim sucessivamente. O premix ou núcleo misturado com o milho é o último ingrediente a ser colocado no misturador.
  • Outro fator a ser considerado é o tempo de mistura. Deve-se observar as indicações do fabricante do misturador, mas usualmente um bom tempo de mistura é de 20 (vinte) minutos, para que ocorra uma boa homogeneização da ração.
  • Finalizada as operações, e com o motor desligado, proceder a limpeza do misturador e das peças, fazendo a inspeção dos outros equipamentos.

Se deseja mais informações sobre o preparo de rações e outras informações do Semiconfinamento , adquira o Manual Prático do Semiconfinamento de Bovinos

Informações e aquisição : https://www.farmacianafazenda.com.br/product/manual-semiconfinamento-bovinos/ ou 71-99161-2740