1. O Sequestro de Bezerros

Guilherme augusto Vieirahttps://www.farmacianafazenda.com.br/product/sequestro-de-bezerros-protocolo/

Atualmente a pecuária de corte no Brasil passa por grandes transformações, incorporando um novo contexto, no qual a busca pela melhoria da eficiência na produção de carne tem alterado o perfil da pecuária brasileira, principalmente no quesito de ter uma pecuária de ciclo curto. Neste aspecto, a utilização da técnica do Sequestro de Bezerros apresenta-se como uma excelente opção para os produtores.

O que é o Sequestro de Bezerros?  Quais os tipos de Sequestro de Bezerros? Porque fazer a produção intensiva em Sequestro de Bezerros? Quais as vantagens do Sequestro de Bezerros?

Um dos maiores problemas observados na pecuária de corte nacional é o longo tempo do período da recria, onde os animais permancem na fazenda provocando altos custos operacionais.

De acordo com Silveira (2012), o período longo da recria traz alguns prejuízos, a se destacar:

  • Acelera a degradação das pastagens, pois os animais passarão mais de um período de seca invernal na propriedade;
  • Inchaço das propriedades, pois o fluxo de entrada de bezerros sempre será maior que o da saída, fato esse que obriga a abertura de novas áreas de pastejo e /ou o arrendamento de pastos
  • Atraso na idade de abate, em média acima de 36 meses no país, consequentemente onerando o custo de produção além de prejudicar a qualidade da carcaça e da carne.

Uma das alternativas para encurtar esta importante fase do cilco produtivo é o Sequestro dos Bezerros em Confinamento.

O sequestro de bezerros em confinamento vem a ser o “confinamento” de bezerros ou bezerras, por um período de tempo.

Geralmente o Sequestro de Bezerros ocorre no período de transição entre o período seco e o período das chuvas, onde as pastagens estão com baixa qualidade e o produtor deseja recuperar as pastagens.

O sequestro de bezerros tem a finalidade de encurtar o período de recria e o tempo decorrente da pós-desmama ao início da engorda, melhorando a eficiência produtiva dos animais.

Tipos de sequestro de bezerros:

a) Bezerros Machos em recria:

b) Bezerras e novilhas de reposição

Porque Sequestro de Bezerros?

Durante o período seco o valor nutritivo e a produção de gramíneas forrageiras nos trópicos diminuem levando a desnutrição dos animais criados a pasto e consequentemente baixo ganho de peso, o que impacta diretamente nos custos e qualidade da produção de pecuária de corte no Brasil que tem a maioria utilizando o sistema extensivo.

Realiza-se o Sequestro de Bezerros devido algumas circunstâncias:

  • De acordo com a necessidade de cada produtor, seja por seca severa,
  • Falta de pastos
  • Boa oportunidade de compra de animais em um momento com baixa disponibilidade de capim na fazenda.
  • Faz-se o sequestro dos bezerros para diminuir a pressão dos pastos secos durante o período seco.

Vantagens e desvantagens do Sequestro de Bezerros

Entre as vantagens do Sequestro de Bezerros de acordo com Silveira (2012), destacam-se :

  • Prepara os animais para o confinamento ou semiconfinamento, com adaptação das dietas;
  • Diminuição do estresse,
  • Diminui a pressão sobre o uso de pastagens no período seco.
  • Desenvolvimento das papilas ruminais, que tem por função melhorar a absorção de nutrientes, pois por falta de nutrientes no pasto apresentam-se pequenas e finas, mas que aumentam em 50% na presença do amido dos concentrados.
  • Melhora a eficiência produtiva dos animais, com ganho de peso e desenvolvimento dos animais.

Como se nota, o Sequestro de Bezerros é uma ótima opção para encurtar a recria , o ciclo produtivo da pecuária de corte e preservar a qualidade das pastagens durante o período de estiagem

Deseja conhecer mais sobre o sequestro de bezerros, editamos o Manual Protocolo Sequestro de Bezerros que pode ser adquirido https://www.farmacianafazenda.com.br/product/sequestro-de-bezerros-protocolo/