A higiene em produção animal  é um dos procedimentos mais importantes no manejo sanitário , além da vacinação e vermifugação.

A higiene evita a contaminação ambiental, melhora a qualidade de vida dos animais , promove bem estar aos animais , evita o aparecimento de doenças e ajuda no controle de pragas ( moscas, carrapatos e roedores).

A equipe técnica do Farmácia na Fazenda desenvolveu vários Programas e Manuais envolvendo a temática Higiene da Produção Animal, principalmente a Limpeza e Higiene dos Bebedouros de Bovinos.

Outros trabalhos de Higiene do Farmácia na Fazenda:

Controle de pragas em Granjas de aves e suínos

Programas de higiene ambiental em granjas.

Controle de Moscas de Estábulos

PROGRAMA DE HIGIENE DE BEBEDOUROS

(Fazendas de Gado de Corte & Gado Leiteiro)

 Geralmente os bebedouros das fazendas são vistos como instalações que exigem poucos cuidados. Os colaboradores normalmente conferem se o nível de água está baixo, se a bóia está quebrada ou se teve algum dano nas cordoalhas ou se os bebedouros estão quebrados.

A limpeza é realizada quando os bebedouros estão sujos e são utilizados produtos inadequados, voltando a sujeira novamente, como na foto abaixo:

Porque os bebedouros de sua fazenda ficam assim?

Na grande maioria das vezes não é realizada uma limpeza e desinfecção adequada, não se utilizam produtos profissionais (detergentes e sanificantes), propiciando o reaparecimento de sujeiras e desenvolvimento de algas que se reproduzem quando expostos à luz do sol e se proliferam nas instalações, entupindo os canos e boias.

A presença destes organismos pode alterar o cheiro e o gosto da água, dificultando o consumo por parte dos animais favorecendo o aparecimento de doenças e parasitos intestinais. Para evitar essas situações, é necessário fazer a higienização do bebedouro periodicamente

Qual a solução?

A Equipe Farmácia na Fazenda elaborou o PHB, o Programa de Higiene de Bebedouros para fazendas de gado de corte & gado leiteiro.

Qual o objetivo do programa:

  • Manter a qualidade da água a ser fornecida aos animais através de orientações adequadas para os processos de higiene.

O Programa consta das seguintes etapas:

  • Orientações técnicas para a correta limpeza e higiene dos bebedouros;
  • Indicações para compra de produtos profissionais adequados para higiene dos bebedouros;
  • Indicações dos equipamentos, utensílios, EPIs necessários para um bom trabalho
  • Orientações quanto ao usos dos produtos e etapas do programa;
  • Exemplo: orientamos todas as etapas, conforme mostram as fotos

Foto observa-se o funcionário fazendo a limpeza seca do tanque, retirando toda a sujeira.

Na foto observa-se o Médico Veterinário Guilherme Vieira orientando a dosagem correta dos produtos de higiene ( detergentes e desinfetantes).

Obs. Nós garantimos a eficiência do nosso programa com a utilização correta dos produtos profissionais (detergentes e sanificantes) indicados.
São produtos fabricados por empresas parceiras, registrados no Ministério da Agricultura e grande segurança para a saúde dos animais.

O Produtor tem duas opções para aquisição do Programa:

  • Manual Programa de Higiene de Bebedouros

Ou através de Consultoria on line ou presencial:Sob consulta: higiene@farmacianafazenda.com.br – 71-99161-2740/98101-4194

 

Nosso objetivo é deixar seus bebedouros o mais limpo possível:

Informações: higiene@farmacianafazenda.com.br  ou através do fone: 71-98101-4194/ 99161-2740

Autor do Programa:

Professor Guilherme Augusto Vieira, Médico Veterinário, Doutor em História das Ciências, Professor de Produção Animal dos cursos de Veterinária da UNIME/UNIFACS, autor do livro como montar uma farmácia na fazenda.

Deseja consulta sobre Limpeza de bebedouros ou Controle das Moscas dos Estábulos?

    Seu nome *
    Seu e-mail *
    Telefone *
    Assunto*
    Sua mensagem *

    Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.