A mosca dos estábulos é um dos ectoparasitos mais importantes para a produção animal, pois alem de possuir um papel importante como vetor de agentes patogênicos (bactérias, vírus, protozoários, fungos e riquétsias) as picadas dolorosas causam estresse aos animais levando á perda de peso e redução na produção de leite, ocasionando prejuízos aos produtores.

Os insetos carreiam os ovos da Dermatobia himinis (mosca do berne) que acometem os animais e acidentalmente o homem. As moscas dos estábulos atacam os animais e suas picadas são dolorosas, provocam grande estresse aos animais e por vezes podem causar feridas que se tornam porta de entrada para agentes patogênicos.

São insetos de difícil controle pois , além da matéria orgânica em decomposição, as larvas se desenvolvem em compostos úmidos, preferencialmente vegetais, como restos de ração, palha ou silagem misturados aos dejetos dos animas.

Para ter um efetivo controle, deve-se utilizar medidas químicas e não químicas ( controle estratégico e manejo integrado de pragas). Para um controle químico, deve-se utilizar inseticidas de uso profissional, na dosagem adequada e fazer a pulverização nos locais de maior incidência, ou seja, nas paredes dos estábulos, nos madeirames que cobrem os currais e demais locais onde os insetos pousam (cercas). Áreas próximas a armazenamento de rações, locais de armazenamento de esterco.

Veja no vídeo abaixo a infestação de Moscas dos Estábulos nos animais em uma Fazenda que atendemos e montamos um Programa

Não adianta fazer pulverizações nos animais sem combater os focos onde os insetos se desenvolvem. O tempo de contato das moscas com os animais é muito rápido tornando os inseticidas ineficazes. Existem técnicas específicas e mosquicidas para pulverizações ambientais e nos animais .

Para tanto a Equipe do Farmácia na Fazenda – VeteAgroGestão elaborou um Programa de Controle de Moscas de Estábulos com o passo a passo para fazer o controle de sua propriedade.

Temos dois tipos de Programas :

  • O programa Geral com informações sobre o uso correto de inseticidas, indicações de produtos,  orientações de medidas físicas de controle de Pragas.

Podemos também elaborar um programa in company, elaborado de acordo com as características da produção.

No programa consta de orientações e consultoria on line, com 4 encontros presenciais e/ou on line e elaboração de programa específico para a propriedade

Deseja controlar as Moscas de Estábulos? Adquira nosso Manual de Controle das Moscas de Estábulos, clicando na figura.

Informações: moscas@farmacianafazenda.com.br ou 71-99161-2740 (whatsapp)

Caso o Leitor deseje consultar um especialista para combater as Moscas dos Estábulos em sua fazenda/granja, marque uma Consulta on line com o Dr. Guilherme Vieira, Médico Veterinário, Autor do livro Como Montar uma Farmácia na Fazenda, especialista em produção animal e manejo sanitário. Dr. Guilherme e o Farmácia na Fazenda desenvolveu vários programas de controle para as Moscas dos Estábulos.

Você está com problemas com Moscas e outras Pragas?  Consulte-nos, temos as soluções. Informações e contratações,clique abaixo:

Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com moscas@farmacianafazenda.com.br . ou 71- 99161-2740

Guilherme Vieira – guilherme@farmacianafazenda.com.br